Os Rotary Clubs do Brasil e de mais oito países da América Latina – Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e República Dominicana – se uniram em uma campanha para conscientizar sobre a importância da vacinação contra a poliomielite. A campanha “Juntos Contra a Pólio”, relançada em 2024, busca chamar a atenção para a vacinação de crianças e celebrar o Dia Mundial de Combate à Pólio, em 24 de outubro.
Liderada pelo diretor do Rotary International, Henrique Vasconcelos, a iniciativa é uma resposta ao risco de reaparecimento da poliomielite, erradicada no Brasil desde 1989. A vacina contra a doença está disponível gratuitamente em unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças menores de 5 anos. Em 2023, a cobertura vacinal no Brasil foi de 86,55%, um aumento em relação aos anos anteriores, mas ainda aquém da meta recomendada.
Esforço internacional pela erradicação
O coordenador regional da Imagem Pública do Rotary no Brasil, Carlos Daniel Fernandes, reforça a importância da união dos países latino-americanos na campanha: “Não vamos parar até erradicarmos completamente a poliomielite no mundo”. A nova fase da campanha engloba a criação de materiais para divulgação em diferentes plataformas, como mídias sociais, cartazes, outdoors e spots de rádio, disponíveis no site oficial da iniciativa.
O Rotary International trabalha na erradicação da pólio há mais de 35 anos, com o apoio de governos e parceiros globais. A organização, que conta com 1,4 milhão de associados em 46 mil clubes, já arrecadou mais de US$ 2,1 bilhões para combater a doença, ajudando a proteger três bilhões de crianças em 122 países.
Com o esforço conjunto, a poliomielite foi reduzida em 99,9% no mundo, e a erradicação completa está mais próxima do que nunca.
Para mais informações sobre a campanha, acesse www.juntoscontraapolio.com.br.
Fonte: Revista Revide de Ribeirão Preto. (Foto: Freepik)