Os Rotary Clubs do Brasil lançam em setembro a campanha Juntos contra a Pólio, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a poliomielite. A iniciativa visa ainda chamar a atenção para o Dia Mundial de Combate à Pólio, celebrado mundialmente em 24 de outubro.
A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, foi registrada pela última vez no Brasil em 1989, mas corre o risco de reaparecer. Segundo o Ministério da Saúde, em 2022, o percentual de vacinação foi de 72%. No ano anterior, foi menor ainda, pouco menos de 71%. A meta do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é vacinar entre 90% e 95% das crianças menores de 5 anos de idade.
Para alertar a população sobre a necessidade de que todas as crianças sejam vacinadas contra a poliomielite, os Rotary Clubs criaram diversos materiais de divulgação online e offline.
Entre eles estão artes para serem aplicadas em ônibus e pontos de ônibus, cartazes para divulgação no trânsito, adesivos para carros, outdoors, camisetas, balões, spots para rádio, planos de fundo para reuniões virtuais e imagens para diferentes redes sociais.
Todo o material está disponível no site www.juntoscontraapolio.com.br.
O Rotary, em uma iniciativa global, trabalha para erradicar a pólio há mais de 35 anos e o alcance do objetivo de livrar o mundo dessa doença está mais próximo do que nunca.
Como parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI, na sigla em inglês), o Rotary faz parte de um esforço conjunto que levou à redução dos casos de pólio no mundo em 99,9%.
Os associados do Rotary doaram mais de US$ 2,1 bilhões e incontáveis horas de trabalho para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia infantil em 122 países. Os esforços de sensibilização do Rotary contribuíram para obtermos o apoio governamental de diversos países, os quais destinaram mais de US$10 bilhões à causa.
Fonte: Rotary Brazil Office (26/09/2023)